Eletropolimento pode ser definido como o processo inverso da eletrodeposição (galvanização, niquelação, zincagem, etc). Enquanto nestes processos depositamos materiais sobre a superfície, no eletropolimento realiza-se remoção de material em quantidade não prejudicial à superfície que garante um excelente acabamento técnico e estético.
Muitos problemas verificados nos diversos segmentos da indústria, tais como corrosão prematura, incrustações ocasionadas por ancoramento de produtos e contaminações, estão diretamente relacionados com a realização de um tratamento superficial inadequado. O Eletropolimento tem se provado um procedimento seguro e econômico nos aspectos técnicos e operacionais, capaz de aprimorar a qualidade da condição superficial e, consequentemente, aumentar o desempenho destes materiais quanto à resiliência mecânica e resistência à corrosão além de resultar em superfícies com grau de limpeza sanitária e com aspecto notavelmente brilhante e homogêneo.
Vantagens obtidas com o eletropolimento
- Não gera tensões residuais superficiais nem tampouco deforma mecanicamente a superfície, como acontece nos processos mecânicos de acabamento.
- A camada passiva obtida com o eletropolimento é mais estável que a obtida quimicamente.
- Um acabamento superficial que atende as elevadas demandas de sanitariedade, normalmente exigidas nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, de papel e celulose, eletrônicas, hospitalares, etc.
- Maior resistência à corrosão, principalmente as do tipo localizada, como pites, frestas, etc.
- Menor tendência a incrustações, o que faz com que limpezas periódicas sejam menos frequentes, que, consequentemente reduz os custos de manutenção.
- Produz superfícies limpas, lisas e livres de microbolsas.
A MECANOCHEMIE dispõe de equipe altamente especializada para a realização de Eletropolimento por diversos processos em nossa fábrica ou em campo nos mais diversos tipos de equipamentos e peças.
![]() |
![]() |
Antes | Depois |
![]() |
![]() |
Antes | Depois |
Download de Fichas e Manuais Técnicos
Para ter acesso aos arquivos técnicos é necessário estar logado na área restrita. Solicite seu Acesso »